Busca rápidaX


Dengue: População da Zona Rural também precisa ficar atenta

21 de maio de 2019

Apesar de o mosquito transmissor da Dengue ser basicamente urbano, a população da Zona Rural também precisa ficar de olho em possíveis criadouros. Gestão e organização da propriedade rural são elementos fundamentais na luta contra a Dengue. Quem chama atenção para essa responsabilidade é o coordenador da Vigilância Ambiental de Ijuí, Rinaldo Pezzetta.

De acordo com Pezzeta, não foram detectados criadouros ou registrados casos de dengue contraída na Zona Rural de Ijuí. No entanto, em outros municípios da região, já se observou a ocorrência de Aedes Aegypti para além do perímetro urbano.
Rinaldo destaca que apesar de nenhum registro de caso específico, já foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue em alguns cemitérios do interior, como na Vila Floresta, Santana, Mauá e Alto da União.
Os cuidados nas propriedades rurais são básicos. O coordenador da Vigilância Ambiental alerta principalmente para o descarte correto das embalagens de agrotóxicos que são potenciais espaços onde pode-se acumular água e, talvez, se desenvolver o mosquito da dengue.

Em Ijuí já são 18 casos de dengue confirmados somente neste ano, destes apenas três são importados, e os outros 15 são autóctones, ou seja, foram contraídos no próprio município.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí