Busca rápidaX

MANCHETES

Depressão e sobrepeso: alguns dos problemas causadas pela pandemia aos alunos que vivem em situação de pobreza na Apae de Ijuí

26 de agosto de 2021

Dos 400 alunos que frequentam atualmente a Apae de Ijuí, no mínimo, 100 estudantes da educação especial vivem em situação de vulnerabilidade social. Segundo a presidente da instituição, Avani Brizzi, são famílias que vivem numa condição de muita pobreza, na medida em que esses alunos tinham na Apae, a sua principal refeição diária. É nesse sentido que a pandemia causada pelo coronavírus afetou, de forma muito mais impactante, a realidade desses alunos, que além de ficarem sem o atendimento na clínica por um período, também foram impossibilitados de realizar as atividades enviadas pela escola de forma virtual, já que esses não tem condições financeiras de adquirir um celular ou computador, tampouco acesso à internet. Os problemas causados por esse afastamento foram sérios, segundo a presidente. Muitos desses alunos desenvolveram depressão e sobrepeso por exemplo, desestruturando ainda mais a família que já enfrenta tantas dificuldades. Neste sentido, Avani destaca a diferença que a solidariedade da comunidade tem causado na vida dessas pessoas. Em mais de um ano e meio de pandemia, já foram 15 toneladas de alimentos distribuídos às famílias, a maioria através de doações da comunidade. “Organizamos milhares de cestas básicas e entregamos às famílias carentes. Um trabalho que não para, sempre precisamos de ajuda”.

Sobre o período em que os estudantes precisaram ficar afastados das salas de aula, Avani acredita que vai levar um tempo até preencher todas as lacunas causadas pela ausência do presencial, e lembra que, por se tratarem de alunos especiais, a maioria das atividades precisam ser desenvolvidas na Apae, na medida em que eles demandam de espaços especiais na escola, como sala de teatro, sala com salão de beleza, acesso a cozinha, enfim, tarefas que precisam ser desenvolvidas apenas de forma presencial.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí