Busca rápidaX


MANCHETES

Deputada Zilá antecipa que deverá ocorrer negociação de contratos de saneamento com privatização da Corsan

1 de setembro de 2021

O governo do Rio Grande do Sul obteve vitória, ontem à tarde, na Assembleia Legislativa, pois conseguiu aprovar o projeto de privatização da Corsan, com 33 votos a favor e 19 contra. Com isso, pode ser encaminhada a venda de ações da companhia de água e saneamento. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a deputada estadual pelo PSDB, Zilá Breitenbach, com base eleitoral em Três Passos e integrante da ala de situação do governador Eduardo leite, disse que a privatização da Corsan vai permitir investimentos no abastecimento de água, pois como está, a estatal tem problemas em ampliar o mencionado serviço.

Comentou que não adianta apenas perfurar poços artesianos, mas é preciso investir em captação e distribuição. Sobre os contratos firmados entre municípios e Corsan para saneamento básico, como em Ijuí e Santo Ângelo, Zilá Breitenbach destacou que vai ser preciso que as prefeituras discutam com quem assumir ações da Corsan esses projetos de implantação e ampliação de rede coletora e tratamento de esgoto.

A deputada Zilá ainda observou que as concessões feitas pelo governo gaúcho para os municípios, através de uma emenda ao projeto de privatização da Corsan, demonstram o respeito ao diálogo que ocorreu com a Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. A emenda garante que 5% dos recursos obtidos com a privatização da Corsan vão ser investidos em obra de infraestrutura urbana nos municípios. Também há o comprometimento em recadastrar os clientes beneficiados com tarifa social de água e a cedência de 63 milhões de ações da empresa aos municípios que assinarem os termos aditivos em até 90 dias.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí