Busca rápidaX

Deputado Polo protocola criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Rodeios

27 de junho de 2018

O deputado Ernani Polo protocolou, na tarde de ontem, 26, na presidência da Assembleia Legislativa, na presença do presidente, deputado Marlon Santos, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Rodeios. O objetivo da iniciativa é defender esta manifestação cultural, já arraigada às tradições do Rio Grande do Sul.

Os eventos equestres praticados atualmente no Brasil, muitos em zona urbana, tiveram origens no meio rural e por isso precisam ser ressaltados e contextualizados como marca principal e diferencial em relação a outros esportes, na medida em que lhe imprimem uma natureza cultural. 

Estiveram presentes no ato o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho MTG, Nairo Callegaro, junto com os vices José Araújo e Haroldo Teixeira, o presidente da Federação Gaúcha de Laço, Cléber Vieira, o vice-presidente da OAB e presidente do Instituto Cultural Cavalgada do Mar Luiz Eduardo Pelizer, os prefeitos de Getúlio Vargas, Maurício Soligo e de Jacutinga, Beto Bordini.

Entre esses eventos destacam-se os Rodeios Crioulos com origem no Rio Grande do Sul, componentes da cultura popular sul-riograndense. Com forte matriz cultural, eventos como rodeios, passaram a atrair grandes públicos.

Com o tempo foi necessário regular esses eventos por questões de segurança e também quanto aos aspectos de defesa sanitária e de bem-estar dos animais, inclusive com a participação do Ministério Público, dos agentes de defesa sanitária, dos Conselho de Medicina Veterinária e da OAB, além das entidades da sociedade civil diretamente envolvidas com os eventos equestres.

O objetivo da Frente Parlamentar é defender a realização dos rodeios, tanto no Rio Grande do Sul, como somar esforços para que seja implementada em outros Parlamentos, em uma mobilização nacional em defesa de eventos culturais históricos, como preservação da tradição, especialmente ao povo gaúcho.

Queremos a preservação de eventos equestres, como rodeios e cavalgadas, tendo em vista de que há uma mobilização em Brasília, através de um projeto de lei que está tramitando que proíbe estes tipos de eventos. Rodeios e Cavalgadas fazem parte de nossa cultura gaúcha, ocorrendo não só no RS, mas em todo o Brasil, reunindo famílias, em um verdadeiro encontro de gerações. Além disso, são eventos que também têm uma contribuição importante no desenvolvimento social e econômico para o Estado, além do forte aspecto cultural. Portanto, precisamos nos mobilizar para que qualquer tipo de proibição, ou de ações que impeçam a realização destes eventos não aconteça. Por isso tivemos a iniciativa de criar esta Frente Parlamentar com deputados do RS e já estamos, através da UNALE, motivando outras Assembleias Legislativas do Brasil para que tomem a mesma iniciativa”, ressalta o deputado Ernani Polo.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Peugeot Champs Elysées
Estude Medicina na Argentina

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!