Busca rápidaX

Desfile cívico de 7 de setembro com participação das escolas será cancelado em Ijuí

8 de agosto de 2020

As aulas presenciais na rede municipal não devem ser retomadas neste mês de agosto. A afirmação é do secretário municipal de educação de Ijuí, Eleandro Lizot. Conforme o secretário, esse ano a situação enfrentada pela educação foi completamente diferente. Os calendários e planejamentos adotados no início do ano letivo foram abandonados e foi necessária uma completa reestruturação.

Lizot afirma que foi necessária a construção de uma nova matriz de referência para balizar o trabalho dos professores diante do cenário de pandemia. Hoje a preocupação, conforme o chefe da pasta, é manter o vínculo dos alunos com a escola e com os professores. Porque não há uma previsão de retomada, visto o crescimento da curva de infecções pela Covid-19.

Além disso, Eleandro reitera que o retorno, quando acontecer, não será dentro dos padrões de normalidade. A proposta que é discutida é de um retorno gradual, com menos tempo na escola e número reduzido de alunos. Devem ser conciliadas atividades presenciais e à distância. Além disso, o secretário afirma que o distanciamento tem causado perdas em termos de aprendizado para os alunos. E que essa lacuna terá de ser preenchida nos próximos anos letivos, em 2021 e 2022, com atividades complementares.

Sobre as atividades da semana da pátria, Eleandro Lizot afirma que foram feitas reuniões com as entidades que compõem a programação e que uma das medidas já decididas é a de que não vai haver desfile cívico com a participação das escolas. Isso se deve ao fato de não haver uma retomada total de atividades presenciais previstas, o que dificulta a mobilização de alunos. Além disso, os decretos municipal e estadual inviabilizam as aglomerações. E isso impossibilita o acontecimento do tradicional desfile de 7 de setembro.

Deve haver um momento simbólico de abertura da semana da pátria, no entanto, não nos moldes tradicionais. Sobre o desfile militar, Eleandro reitera que quem estabelece são as instituições militares e ainda haverá reuniões para definir se a comemoração acontece ou não.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!