Busca rápidaX


Dia D de vacinação contra o sarampo acontece hoje em Ijuí

15 de fevereiro de 2020

O ‘Dia D de imunização contra o sarampo’ ocorre hoje em Ijuí. No total, seis salas de vacina estão abertas desde as 8h e seguem até as 17h sem fechar ao meio dia. Os ambulatórios abertos hoje são nos seguintes bairros: Assis Brasil, Tancredo Neves, Luiz Fogliatto, Centro Social Urbano, Penha e o Posto Central. Segundo Salester Ruver, enfermeira coordenadora do setor de imunizações da Secretaria de Saúde de Ijuí, são salas localizadas em pontos estratégicos que podem dar cobertura vacinal a todo município. “Se o posto de saúde do seu bairro estiver fechado, a orientação é procurar pelo ambulatório mais próximo” comenta. 

Quem se dirigir até um dos ambulatórios também pode aproveitar para verificar a situação vacinal quanto a febre amarela. Para quem a carteira de vacinação, a orientação da Secretaria de Saúde é para que procurem saber em que ano e em qual posto recebeu a vacina, dessa forma a equipe pode procurar nos registros antigos em livros ou cadernos. Depois de localizar as informações, Salester afirma que é emitida uma segunda via da carteira. Caso não conste nenhuma informação, o indivíduo é considerado não vacinado. Nesse caso, será emitida uma nova carteira vacinal e a pessoa vai receber a imunização novamente.

Para quem não conseguir garantir a imunização hoje,  a vacina segue disponível nos abambulatórios de Ijuí bem como no posto central, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, à Rua 19 de Outubro, antigas instalações do Pronto Atendimento. O horário de atendimento no posto central é das 7h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h45.

A campanha de vacinação contra o sarampo iniciou na última segunda-feira (10) em Ijuí. O foco são pessoas de 5 a 19 anos, porém, quem tem entre 30 e 49 anos também pode garantir a imunização.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, a orientação é para que os pais ou responsáveis, ao levarem os filhos até as salas de vacina, estejam portando suas carteirinhas para que a equipe possa verificar a situação vacinal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí