Busca rápidaX

MANCHETES

Dia D de vacinação contra o sarampo ocorre neste sábado em Ijuí

12 de fevereiro de 2020
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

A campanha de vacinação contra o sarampo iniciou na última segunda-feira (10) em Ijuí. O foco são pessoas de 5 a 19 anos, porém, quem tem entre 30 e 49 anos também pode garantir a imunização.
Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, Salester Ruver, a orientação é para que os pais ou responsáveis, ao levarem os filhos até as salas de vacina, estejam portando suas carteirinhas para que a equipe possa verificar a situação vacinal.

Neste sábado, dia 15, acontece em Ijuí o ‘Dia D de imunização contra o sarampo’. No total, seis salas de vacina estarão abertas das 8h às 17h sem fechar ao meio dia. Os ambulatórios que vão funcionar neste sábado são nos seguintes bairros: Assis Brasil, Tancredo Neves, Luiz Fogliatto, Centro Social Urbano, Penha e o Posto Central. Segundo Salester Ruver, são salas localizadas em pontos estratégicos que podem dar cobertura vacinal a todo município. “Se o posto de saúde do seu bairro estiver fechado, a orientação é procurar pelo ambulatório mais próximo” comenta a enfermeira.

Quem se dirigir até um dos ambulatórios também pode aproveitar para verificar a situação vacinal quanto a febre amarela. Para aquelas pessoas que perderam a carteira de vacinação, a orientação da Secretaria de Saúde é para que procurem saber em que ano e em qual posto recebeu a vacina, dessa forma a equipe pode procurar nos registros antigos em livros ou cadernos. Depois de localizar as informações, Salester afirma que é emitida uma segunda via da carteira. Caso não conste nenhuma informação, o indivíduo é considerado não vacinado. Nesse caso, será emitida uma nova carteira vacinal e a pessoa vai receber a imunização novamente.

Salester Ruver lembra ainda que no Posto Central o sistema já está informatizado, e lá constam dados de quem reside no Centro, bairro São José e bairro Storck. A população do meio rural também já conta com sistema informatizado, e para consultar informações basta procurar o posto do meio rural. Segundo Salester, a equipe trabalha para informatizar todas as salas de vacinas de Ijuí.

Após o dia D, a vacina segue disponível nos abambulatórios de Ijuí bem como no posto central, localizado no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, à Rua 19 de Outubro, antigas instalações do Pronto Atendimento. O horário de atendimento no posto central é das 7h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h45.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!