Busca rápidaX

Dia de combate ao fumo: Programa de Controle do Tabagismo atua há 15 anos em Ijuí

29 de agosto de 2020

Extremamente prejudicial à saúde, o cigarro é a forma mais disseminada do tabagismo. Contém cerca de 4 mil 720 substâncias tóxicas e, dessas, 70 são cancerígenas.
Atualmente são 7 milhões de mortes por tabaco por ano no mundo. No Brasil são 156 mil, ou seja, 427 pessoas morrem por dia, em razão do tabaco, que é responsável por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) disse que até o fim de 2019, foram registrados cerca de 31 mil 270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão em decorrência do tabagismo, sendo 18 mil 740 em homens e 12 mil 530 em mulheres.
Para atuar no combate, em Ijuí, existe o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que em julho deste ano completou 15 anos de fundação no município.
Vinculado ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde e ao Instituto Nacional do Câncer, no decorrer desses 15 anos, cerca de duas mil pessoas já passaram pelo programa, segundo o coordenador do programa, Oliverson Scherer.
Atualmente, segundo o coordenador, 29 pessoas estão sendo acompanhadas, sendo que destas, 26 são da faixa de 18 a 59 anos e apenas três com idade superior a 60 anos de idade.
A maioria dos usuários do programa são do sexo feminino, e grande parte dos pacientes vem dos ESFs Alvorada, Centro Social Urbano, Mundstock, Thomé de Souza, Getúlio Vargas, Unidade Central, além da Unidade Prisional, Caps AD e Caps Colmeia.
Com o aumento de novos casos do coronavírus em Ijuí, neste momento o alerta especial é acionado principalmente aos fumantes, pois são mais vulneráveis à infecção do vírus devido à constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios.
 O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça – como narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar – também pode facilitar a transmissão da Covid-19 entre usuários e para a comunidade.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí