Busca rápidaX

Dia Mundial do Turismo é comemorado amanhã. Em Ijuí, projeto turístico está sendo elaborado

26 de setembro de 2020

Amanhã é comemorado o Dia Mundial do Turismo. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMECT), trabalha no planejamento da “Semana do Turismo- Turistando por Ijuí”.
O objetivo inicial era colocar a programação em prática na próxima semana, porém, diante da pandemia, as ações devem ocorrer somente no mês de dezembro.
O trabalho está sendo desenvolvido pela turismóloga contratada pela Prefeitura de Ijuí, Bianca Cannépele, em parceria com os demais setores ligados ao turismo de Ijuí.

Uma das primeiras ações depois de sua chegada a colmeia do trabalho, segundo a turismóloga, foi a de aproximar o setor público dos agentes e atores que desenvolvem e operam os serviços turísticos do município. Depois começou um trabalho informal de mapeamento das estruturas disponíveis para o desenvolvimento do turismo em Ijuí.

Depois de analisar o potencial turístico de Ijuí, foi dado início ao desenvolvimento do projeto, que segundo Bianca, ganha força dia após dia. Ela comenta que um dos principais desafios foi o de despertar o olhar da comunidade Ijuiense sobre essa possibilidade, porém hoje, passados seis meses desde o inicio do desenvolvimento da proposta, Bianca afirma que já foi possível identificar o quanto o município é rico em locais atrativos. Como exemplo, a turismóloga cita a Estação de Cultura e Lazer, Parque da Pedreira, nova sede da União das Etnias, Usinas Hidrelétricas, Museu Antropológico Diretor Pestana, além de outros empreendimentos privados que podem ser explorados.

A atividade está sendo projetada para acontecer no mês de dezembro, se o momento de pandemia permitir.
Diante da ideia, a Secretaria de Turismo de Ijuí apresentou a proposta à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e ao Grupo de Escoteiros Farrapos Carijós. Agora, as três entidades, através de um trabalho conjunto, organizam a revitalização da Trilha do Rio Potiribú. A primeira reunião para debater sobre o projeto ocorreu no último sábado, e um novo encontro aconteceu nesta manhã.

Segundo a turismóloga que atua na SMCET Bianca Caneppele, na programação está prevista a realização de um luau na trilha. “Sabemos que esse espaço tem um significado muito importante no imaginário e na relação de pertencimento de quem vive em Ijuí, porém hoje o local sofre com a falta de cuidados adequados pra oferecer uma experiência prazerosa e segura.” afirma Bianca.

A ideia é que depois de planejado e organizado para a atividade dentro da programação da Semana do Turismo, o espaço permaneça disponível à comunidade de Ijuí e região. Segundo a Turismóloga, no encontro que ocorre amanhã, a equipe já deve começar o mapeamento da trilha e a organização pra sinalização, segurança e identificação do local.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!