Busca rápidaX

MANCHETES

Dia Nacional do Combate ao Câncer: cerca de três mil pacientes realizam tratamento no Cacon de Ijuí

27 de novembro de 2018
Foto: Reprodução / Internet

O Brasil têm hoje, uma data especial. Momento que busca, não somente esclarecer fatos, mas incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e a valorização da vida. No mundo, 20 milhões de pessoas tem câncer. A cada ano surgem 600 mil novos doentes no Brasil. A doença é a segunda que mais mata, fatalizando 190 mil pessoas ao ano. Estes são os dados da estimativa 2016/2017  publicada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado hoje (27), surge com o propósito de alertar sobre o assunto, e, principalmente sobre os três pilares que o abrange: prevenção, diagnóstico e tratamento. Segundo o coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) de Ijuí, Fabio Frank, o dia de hoje é muito importante para despertar sobre o assunto. “Precisamos lembrar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, assim como a realização de exames, pois, quando a doença é descoberta em sua fase inicial, as chances de cura são muito maiores”, ressalta.

O Cacon, até a presente data, calcula que neste ano, cerca de três mil pessoas passaram por algum tipo de tratamento, incluindo quimioterapia, radioterapia e cirurgias. O câncer mais comum nas mulheres é o de mama e nos homens – próstata. Em ambos os sexos, câncer de intestino e pulmão são os mais frequentes. No município, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia estima que, a cada ano, cerca de 25% dos pacientes acabam falecendo.

No País, cerca de 60% dos diagnósticos realizados apontam que o câncer já está em estado avançado, portanto, a prevenção e o diagnóstico precoce são os maiores alertas feitos pelos especialistas. “O diagnóstico e a prevenção são fatores fundamentais. Precisamos prevenir as causas da doença, através dos hábitos saudáveis, como: não fumar, fazer exercícios físicos, comer alimentos saudáveis, manter relações sexuais seguras, assim como cuidar dos aspectos emocionais”, alerta o coordenador do Cacon.

Para saber mais, o Inca trabalha com uma campanha referente ao tema. Acompanhe através do site.

 

Compartilhar
  • 141
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    141
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!