Busca rápidaX

MANCHETES

Diocese de Cruz Alta realiza novena para a Romaria que acontecerá domingo

8 de outubro de 2020

Com o pedido insistente de “ficar em casa” e assistir pelos meios de comunicação, Dom Adelar Baruffi e todos os casais organizadores da Romaria, estão finalizando os preparativos para a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Cruz Alta, que acontecerá domingo, 11.

Conforme já anunciado, em função da pandemia do coronavírus, neste ano, o evento será realizado em um novo formato. “Nunca tínhamos feito uma Romaria assim, com as pessoas em suas casas” diz Dom Adelar. “É possível viver a comunhão na fé e na devoção desde nossas casas, onde Maria irá ao encontro de todos” reforça.

A organização diocesana da Romaria possibilitou este novo estilo, visto que para todas as paróquias, as famílias receberam os livrinhos para realizar os encontros preparatórios. Portanto, “já estamos na comunhão por meio da oração” diz o bispo. Claro, todos os anos eram aguardados os fiéis da Diocese, juntamente com os padres, para um grande e belo dia da Romaria. Auxiliava-nos sempre os meios de comunicação. Neste ano, sobretudo, pesa o fato que todas as pessoas podem acompanhar, desde suas casas, pelo rádio, pelo Facebook, pelo youtube e pelos jornais. A Pascom da Diocese está realizando esta programação para todos.

A imagem da Virgem Maria irá visitar a cidade e estar em comunhão com nosso povo e suas necessidades. “No dia da Romaria, não venham para o Santuário”, diz o bispo. “A imagem de Maria irá até vocês. Se alguém tiver algum pedido a realizar ou uma graça para agradecer, o bispo diocesano pode dispensar neste ano”, diz Dom Adelar. É substituída por uma oração de agradecimento a Deus junto com a família e uma atitude de ajuda a quem mais precisa. Os dias da visita da imagem na cidade de Cruz Alta serão no dia 03 e 04 de outubro e, depois, no dia 11 de outubro, após a missa das 8h e antes da missa das 10h.

Assim, queremos colaborar com a sociedade, evitando aglomerações. Esta será uma romaria em família. Sobretudo, “este modo de realizar a Romaria trará presente a perspectiva espiritual da Romaria”, destaca o bispo.

Neste ano, a Romaria traz o tema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”(Lc 1,38), que mostra Maria como modelo de acolhida e vivência da vocação, o que leva ao Ano Vocacional Diocesano quer ajudar a entender o sentido da vocação.

A programação religiosa iniciou no dia 02 de outubro e segue até sábado, 10, com novena, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Nenhum devoto deve ir naqueles dias nas celebrações. No dia 11 de outubro, todas as celebrações serão no Santuário, sem presença de devotos. Se alguém desejar visitar o Santuário, deve fazer nos dias normais, sabendo que haverá pessoas no portão do Santuário para orientar.

“Lembremos, sobretudo, da oração pelo fim da pandemia. Vamos nos preparar, desde agora, para a Romaria de 2021, quando estaremos celebrando 70 anos da nossa devoção”, nos recorda o bispo.

Por causa da pandemia e das restrições de aglomeração, não haverá venda de alimentos no dia da Romaria. Os organizadores estão vendendo camisetas de Nossa Senhora de Fátima, máscaras e a camiseta personalizada “Fatiminha” para as crianças e adultos. A venda será no Santuário, nos dias normais.

Programação:

Noites da novena (De 02 a 10 de outubro)

19h – Diocese informa – com entrevistas, depoimentos e informações,

19h30min – Reza do terço,

20h – Início da missa.

Dia festivo (11 de outubro)

08h – Missa na capela do Santuário,

09h – Saída da imagem de Nossa Senhora aos bairros,

10h – Missa, com retorno da imagem à capela do Santuário,

15h – Celebração da Bênção do Santíssimo e da Saúde, na capela do Santuário.

Todos estes momentos poderão ser acompanhados unicamente de casa.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Diocese de Cruz Alta
error: Conteúdo protegido!