Busca rápidaX

‘Diplomacia sem armas é como música sem instrumentos’, diz Eduardo Bolsonaro

14 de agosto de 2019

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse nesta quarta-feira (14), na abertura de um seminário na Câmara sobre o papel das Forças Armadas, que “a diplomacia sem armas é como música sem instrumentos”.

O evento foi promovido pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara, presidida por Eduardo. Entre os temas debatidos no seminário estão o combate ao crime organizado transnacional, medidas de segurança nacional e organização das Forças Armadas.

No seminário na Câmara, Eduardo Bolsonaro defendeu que a diplomacia e as Forças Armadas caminhem juntas “num projeto de um Brasil acima de tudo e de uma pátria soberana e forte”.

“Diplomacia e defesa são faces da mesma moeda. Instrumentos de exercício da soberania nacional e da garantia da autonomia em nosso relacionamento externo. Não por acaso essa Casa resolveu unir os temas afetos à diplomacia e à defesa em uma única comissão a qual tenho orgulho de presidir. O próprio Frederico II [antigo rei da Prússia] conhecido como o Grande, disse, certa vez: ‘Diplomacia sem armas é como música sem instrumentos’ ” , afirmou o deputado.
 
Ele ponderou que, diante de “um sentimento generalizado de insegurança”, “é importante a sinergia entre a diplomacia e defesa”, mas “esperando sempre que o diálogo prevaleça”.

A expectativa em Brasília é que, nos próximos dias, o presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo, oficialize a indicação do parlamentar para o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

O nome de Eduardo já recebeu o aval do governo norte-americano, e o presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou a escolha. No entanto, aqui no Brasil, Eduardo precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado no plenário da Casa. De acordo com o blog do Valdo Cruz, hoje o governo não teria os votos suficientes pela aprovação, mas trabalha intensamente para conseguir o apoio necessário.

Fonte: G1