Busca rápidaX


Diretora manifesta desejo de implantação de modelo cívico-militar em escola de Ijuí: “Prefeito nos deu a palavra”

3 de setembro de 2021

A intenção da Prefeitura de Ijuí instalar um modelo cívico-militar na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi, no bairro Alvorada, é vista com bons olhos pela direção e pela comunidade escolar. A diretora Elisandra Baiotto confirmou a possibilidade da implantação do modelo de ensino durante entrevista à Rádio Progresso.
“O prefeito (Andrei Cossetin) prometeu e deu a palavra de que traria esse benefício para essa comunidade e não a deixaria desamparada. Participamos neste ano de um plebiscito e por poucos votos perdemos para o IMEAB. A comunidade tem esse sonho de ter esse ensino que vai melhorar nossos índices”, afirmou. 
Conforme a diretora, há uma realidade um pouco difícil no educandário e há a necessidade de ajuda com infraestrutura e educação de alunos. 
Até agora aconteceram visitas de representantes do poder público municipal e o que foi passado à direção é que a intervenção seria de profissionais aposentados da Brigada Militar e que tenham formação pedagógica. 
“Eles vão trabalhar para dar mais segurança para o educandário, na formação de valores e incentivar o civismo e o patriotismo, ideais tão esquecidos no nosso país. Eles não teriam uma intervenção na sala de aula e também no trabalho pedagógico dos professores, mas vão auxiliar no resgate desses ideais e na segurança da escola”, diz Elisandra. 
O modelo atingira alunos do 6º ao 9º ano. O que preocupa, conforme a diretora, é a falta de disciplina e interesse maior pelo estudo e por ter uma boa aprendizagem. Com isso, segundo Elisandra, recursos também viriam para a reforma da escola, construção de quadra coberta, reforma de praças e o ginásio seria incorporado como patrimônio do educandário.
Confira a entrevista: 
Fonte: Rádio Progresso