Busca rápidaX

MANCHETES

Diretrizes orçamentárias de Ijuí para 2021 tem previsão de deficit de R$ 20 milhões

25 de setembro de 2020

O Legislativo de Ijuí passa a analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município para o próximo ano, cujo projeto foi organizado pela prefeitura. Ontem, o próprio Executivo realizou audiência pública na Câmara de Vereadores, quando apresentou os projetos de investimento, também elencados pela comunidade.

Segundo a secretária municipal de Planejamento e Regulação Urbana, Márcia Boniati, agora os vereadores avaliam e aprovam a LDO. Na sequência, a prefeitura vai estipular o orçamento de 2021, o que precisa ser entregue no Legislativo até 30 de novembro. Ou seja, o orçamento ijuiense sai da própria LDO.

No geral, a LDO do Executivo de Ijuí para o ano que vem estabelece, principalmente, investimentos em asfalto e calçamento de vias públicas, com maior percentual de recursos para saúde e educação, conforme o que prevê a legislação.

A LDO de 2021 ainda assegura obras na área rural ijuiense, apesar que as necessidades do interior estão praticamente todas atendidas. Porém, ainda há obras, especialmente, em estradas. A secretária de Planejamento e Regulação Urbana de Ijuí observa que a próxima LDO vai precisar cumprir o que ainda resta do Plano Plurianual dos atuais quatro anos, cujo último ano vai transcorrer em 2021. Dessa maneira, o próximo prefeito vai ter como base os investimentos estipulados em 2020.

Por outro lado, Márcia Boniati enfatiza que a LDO do próximo ano tem estimativa de deficit de 20 milhões, 214 mil reais. Desse montante, 15 milhões é de deficit no Previjuí, o sistema de previdência dos servidores municipais.

Isso acontece, por exemplo, em razão do aumento da estimativa do custeio especial na área previdenciária. Inclusive, a prefeitura de Ijuí deverá contratar um novo cálculo atuarial a fim de verificar os dados.

Os outros cinco milhões de deficit na LDO diz respeito à demais investimentos, até porque as receitas municipais registram queda. Diante de tudo isso, o orçamento do Executivo ijuiense para 2021 terá que ser ajustado para que receitas e despesas fiquem equilibradas. A LDO/2021 aponta para receita total de  473 milhões, 277 mil reais.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!