Busca rápidaX

Disparada do IGPM deve elevar os valores do IPTU em 2021

14 de dezembro de 2020
Nesta quarta-feira, 18, tempo permanece com céu parcialmente encoberto em Ijuí

A taxa de coleta de lixo em Ijuí deve elevar a cobrança do IPTU em 2021. Isso porque, o reajuste deste serviço é balizado pelo Índice Geral de Preços ao Consumidor (IGPM), que hoje registra um aumento acumulado de quase 25%. Segundo Airton de Moura, que coordena os tributos da Prefeitura de Ijuí, as equipes do atual e do novo governo estudam, juntamente com o setor jurídico, alguma forma do aumento não impactar muito na vida do cidadão. “O calculo do IPTU não é simples. Porém, o IGPM vai impactar nos valores da coleta de lixo e deixar automaticamente o imposto mais caro”, explicou.

Airton lembra que este índice não é balizado pelo município e sim pela política econômica do País. “É bom que se diga que este índice não é proposto pelo município. A política economia nacional é o fator norteador dessa disparada”, apontou. 

Alguns contribuintes vão sentir mais o reajuste. Airton de Moura também lembrou que o cidadão inscrito em dívida ativa também será afetado pelo aumento em 2021. O índice geral de preços também é o índice que reajusta os contratos de aluguéis no País. Esses contratos também poderão sofrer reajustes na casa dos 25%, caso não haja negociação. 

Fonte: RPI