Para o transporte coletivo urbano convencional o percentual de aumento sugerido na passagem é de 15,38%, o que eleva dos atuais 2 reais e 60 centavos para 3 reais. No transporte seletivo o acréscimo proposto é de 12,30%, o que pode elevar de 3 e 25 para 3 e 65 a tarifa. Em relação ao transporte distrital, ou seja, linhas Chorão e Itaí, a sugestão é de 17,11% de reposição. Dessa maneira, o valor da passagem passa de 4 e 60 para 6 reais e 50 centavos.
O estudo elaborado pelo engenheiro civil Neri Schmidt, que é especialista em cálculo tarifário, aponta a necessidade de reajustamento variável de acordo com tipo de transporte urbano convencional, seletivo e distritais. “Para chegarmos aos índices de reajuste de 15,38% para o transporte coletivo urbano convencional, 12,30% para o seletivo e 17,11% distritais – Linhas Chorão e Itaí – fizemos todas as análises pertinentes, considerando exigências de melhoramentos, perda de usuários, aumento de custos devido à inflação e período superior a um ano sem reajuste do valor da tarifa, entre outros”, explica Neri.
Nas considerações finais do relatório, Neri Schmidt elenca uma série de pontos como: redução de usuários em relação ao exercício anterior equivalente a 8,9% para o transporte convencional, 7,24% para o seletivo, 8,6% na linha distrital Chorão e de 33,34% na distrital Itaí; aumento de 8,5% nos salários de todos os funcionários da frota; no transporte convencional, os veículos leves aumentaram 11,90% e os pesados em 13,21%; no transporte seletivo esse aumento foi equivalente a 14,81%; nos distritais de Chorão e Itaí, esse aumento foi na ordem de 11,90%.
Neri Schmidt também chama a atenção no estudo para a situação da Linha do Itaí. “Pelos cálculos tarifários, essa linha está operando com valor impraticável”, disse, chegando a sugerir, inclusive, a mudança de veículo para que a mesma continue em funcionamento. “Assim poderemos tê-la operando com mais eficiência e tarifa compatível para o usuário. O reajuste sugerido é ainda moderado, pois se levássemos em consideração o custo real, chegaríamos a um valor muito mais expressivo”, explica.
Para Neri, é importante atentar ainda para investimentos novos a serem feitos, agregando novas tecnologias com melhoramento do controle de passageiros, mediante foto de identificação de beneficiários, a partir da implantação do Programa Vision que permitirá o monitoramento veicular, proporcionando mais segurança e uma série de outros benefícios como aumento da fiscalização e atendimento aos requisitos legais.
Quadro resumido: