Busca rápidaX


MANCHETES

Economista da Unijuí acredita que maior parte do 13º salário será para pagar contas

21 de novembro de 2019

Em breve os trabalhadores vão ter aporte extra de recursos, visto o pagamento do décimo terceiro salário. O professor de Economia da Unijuí, Argemiro Brum (foto), acredita que as pessoas vão utilizar a maior parte do dinheiro para pagar contas e tentar sair do vermelho. Ainda há parcela da população que deve reservar o décimo terceiro para guardar em poupança.

Argemiro Brum frisa que a estimativa é de que apenas 5% dos trabalhadores vão investir o décimo terceiro salário de forma integral em compras. Para o economista, até 2015 a população gastava mais o recurso extra em consumo, inclusive em férias ou eventos de Natal e Final de Ano.

A partir de 2016 iniciou mudança dos brasileiros com os recursos, em virtude da recessão econômica e desemprego, o que resultou em endividamento e inadimplência. Para além do décimo terceiro, o professor Argemiro Brum enfatiza que nesse fim de ano existe um pouco mais de dinheiro em circulação com a liberação de recursos do FGTS.

O economista observa que o governo federal, ao perceber que o limite de 500 reais liberados do FGTS não alavancaria e economia, então resolveu aumentar o valor para 998 reais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí