Busca rápidaX

MANCHETES

Economista da Unijuí avalia movimentos atuais da colheita de soja no Brasil e relação com o preço

10 de fevereiro de 2019

A safra de soja no Brasil está entre 20 a 30% colhida. No Mato Grosso esse percentual chega a 50%. Ao participar do programa do Sindicato Rural Patronal de Ijuí, levado ao ar hoje, na RPI, o professor de Economia da Unijuí, Argemiro Brum (foto), frisou que a colheita agora está bem avançada no país do que no mesmo período do ano passado. A estimativa total de produção está em cerca de 115 milhões de toneladas. Ano passado alcançou em torno de 120 milhões.

Na questão do preço atual da soja, em torno de 67 reais e 50 centavos, não considerado bom para os produtores, Argemiro salienta que há dois itens importantes para isso. O primeiro é a entrada mais cedo nos portos, que derruba os chamados prêmios e o consequente preço da oleaginosa. O segundo ponto trata do real valorizado frente ao dólar, com a moeda americana ficando na faixa dos 3 reais e 70 centavos.

Argemiro Brum destacou que para aumentar o preço da soja, o dólar deveria chegar na faixa dos 4 reais. Porém, para isso acontecer, segundo ele, o governo federal teria que entrar numa crise nesse começo de nova gestão. Ele não descarta essa crise em caso da não aprovação da reforma da previdência.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí