Busca rápidaX


MANCHETES

Eleitores da região de Ijuí já podem sugerir projetos para compor a cédula de votação da Consulta Popular

15 de setembro de 2021

Eleitores já podem encaminhar ideias para fazer parte da cédula de votação da Consulta Popular deste ano do governo do Rio Grande do Sul. Para isso, os eleitores podem baixar o aplicativo Colab, no celular ou tablet, e escolher propostas. No aplicativo, as pessoas optam pela região onde residem.

No caso da região de Ijuí, essas definições vão ser encaminhadas para avaliação do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí. Segundo o presidente do Corede Noroeste Colonial, Nélson Thesing, as propostas se referem às áreas de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Regional; Inovação, Ciência e Tecnologia; Esporte e Lazer; Assistência Social; Direitos Humanos; Meio Ambiente e Infraestrutura; ainda Transporte e Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.

Ontem, o Corede da região de Ijuí realizou assembleia para apresentar a metodologia da Consulta Popular para diferentes segmentos e aos 11 municípios de abrangência. A região Noroeste Colonial receberá 942 mil, 857 reais para o mencionado processo. A cédula de votação do Corede Noroeste Colonial terá cinco propostas e as três mais votadas vão repartir os mais de 942 mil reais.

A votação da Consulta Popular será realizada de 22 a 30 de novembro e apenas de forma virtual. Os projetos aprovados vão receber dinheiro do Estado no ano que vem. Nos próximos dias, haverá assembleia presencial com dois representantes de cada um dos 11 Conselhos Municipais de Desenvolvimento que integram o Corede Noroeste Colonial, também para discutir propostas a serem encaminhadas para a Consulta Popular.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí