Busca rápidaX


Em coletiva de imprensa, administração de Ijuí fala sobre estragos causados pelo temporal

11 de janeiro de 2021

O prefeito Andrei Cossetin, o presidente do Demei Ijuí Marcos Sikas e o coordenador da Defesa Civil de Ijuí, Rubem Jagmin, concederam nesta manhã (11) uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre as ações desenvolvidas diante do temporal que atingiu o município de Ijuí no último sábado.

Segundo Marcos Sikas, mais de 18 mil clientes ficaram sem luz, o que representa 55% dos clientes. Entre os principais problemas relatados, queda de chaves de transformadores, rompimento de cabos, além de três transformadores queimados.

Segundo a defesa civil, aproximadamente 50 casas foram destelhadas, além de uma casa que desabou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rubem Jagmin, o município de Ijuí já possuía um estoque razoável de lonas e telhas, suficiente para cobrir a demanda do último sábado.
No entanto, o prefeito Cossetin afirmou que a Defesa Civil do Estado alerta para nova possibilidade de temporais na região nesta semana, por esse motivo, o setor de compras da prefeitura já foi acionado para fazer um levantamento de preços caso haja necessidade de nova compra de materiais.

Cossetin disse ainda que na próxima quinta-feira (14) haverá uma reunião em Ijuí com a presença da Defesa Civil regional, onde será debatido sobre a estrutura do município caso situações como essa voltem a ocorrer.

Segundo Jagmin, foram diversos bairros afetados, mas principalmente a região Sul como bairros Thomé de Souza, São Paulo, Pindorama, Tancredo Neves, Mundstock, Independência e RS 342, distrito de Barreiro.

Hoje será feito um levantamento mais detalhado a fim de contabilizar quantas famílias ainda precisam receber materiais como lonas e telhas por parte da Assistência Social. Vão receber auxílio aquelas famílias que se enquadram nos critérios de baixa renda, ou seja, que recebam até dois salários-mínimos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí