Busca rápidaX

Em Ijuí, cerca de 6 mil adolescentes sem comorbidades devem receber a vacina contra Covid a partir da próxima semana

9 de setembro de 2021

Uma nota técnica emitida no início deste mês pelo Ministério da Saúde incluiu adolescentes de 12 a 17 anos e sem comorbidades no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO). O documento recomenda a oferta de imunização para essa faixa a partir do próximo dia 15, quando a pasta passará a enviar vacinas direcionadas a esse público. A data é a mesma para o início da aplicação da terceira dose em idosos acima de 70 anos e pessoas com a imunidade comprometida.

Em Ijuí, a administração se organiza para ampliar os pontos de vacinação a esse público, que corresponde a aproximadamente 6 mil pessoas. A aplicação dos imunizantes vai ocorrer somente na Estação Cultura e Lazer, nos turnos da manhã e tarde. No entanto, segundo o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, ainda não há qualquer orientação do estado sobre isso, nem previsão de chegada de novas doses de vacinas para essa finalidade. O que há, é uma sinalização de iniciar a terceira dose de vacina aos idosos institucionalizados que já receberam as duas doses da Coronavac, mas o município ainda aguarda a publicação da resolução por parte do Ministério da Saúde. 

No documento, o Ministério da Saúde informa que vai enviar o imunizante da Pfizer  —  único licenciado para uso em adolescentes. Mesmo sem o aval expresso do governo federal, algumas regiões brasileiras já iniciaram a vacinação de adolescentes sem comorbidades. É o caso de São Leopoldo, que começou a imunização na semana passada, mas precisou suspendê-la por fala de doses.  Adolescentes com doenças crônicas já fazem parte do PNO e têm recebido a primeira dose desde a segunda quinzena de julho.  No Rio Grande do Sul, estima-se que mais de 809 mil pessoas nessa faixa etária, sem doenças associadas, sejam elegíveis a receber o imunizante.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí