Busca rápidaX


MANCHETES

Em mobilização, CPERS pede ao Estado retorno de matrículas do EJA- Educação de Jovens e Adultos

15 de setembro de 2020

O 31º Núcleo do CPERS promoveu nesta manhã (15) uma mobilização entre os representantes do Sindicato Ijuiense, para reivindicar ao Governo do Estado a abertura das matrículas aos alunos do EJA- Educação de Jovens e Adultos.

Segundo a diretora do 31º núcleo, Terezinha Mello, a decisão da mobilização se deu após uma reunião online promovida na última sexta-feira (11) entre as escolas que oferecem EJA em todo estado do Rio Grande do Sul.

Em Ijuí, ela citou como exemplo a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, que oferece vários cursos técnicos dentro da modalidade EJA, porém, neste segundo semestre, o estado não possibilitou a abertura de matrículas para novos alunos nem as rematriculas aos educandários que já cursavam a modalidade.

Para Terezinha Mello, a atitude do estado representa uma grande exclusão dos alunos que buscam qualificação através dos cursos técnicos ou para quem precisar cursar a modalidade normal da Educação de Jovens e Adultos. “Em Ijuí e região temos um número muito significativo de alunos que cursam essa modalidade, e em plena pandemia de coronavírus deveríamos estar incluindo, não excluindo” afirma a diretora.

Segundo o CPERS, a resposta do Governo do Estado ao Sindicato é de que estão “resolvendo outros problemas para depois solucionar essa questão”. Além de Ijuí, outras cidades da região oferecem cursos através do EJA, como Panambi, Catuípe e Jóia, por exemplo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí