Busca rápidaX

MANCHETES

Em pronunciamento, Governador alerta que os próximos 15 dias serão cruciais e implora que gaúchos fiquem em casa

2 de julho de 2020

O Governador Eduardo Leite divulgou na manhã desta quinta-feira (02) um pronunciamento pelas redes sociais fazendo um apelo aos gaúchos. Em um vídeo de sete minutos e 28 segundos, Leite implora que as pessoas fiquem em casa, usem máscara e lavem as mãos. Segundo o Governador, os próximos 15 dias serão cruciais para o enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul, com a chegada do frio e da sobrecarga que ele provoca no sistema de saúde. Leite complementa que o apelo não é só dele, mas de todos que pensam e agem com racionalidade. “Especialmente numa pandemia, em que o vírus circula sem encontrar barreiras, o Governo não governa sozinho.”

O Governador ressaltou os impactos da “doença assustadora” que, apesar dos esforços de todos, não foi possível evitar a perda de 600 vidas. “Cada perda é uma derrota coletiva”, lamentou. Leite destaca ainda que foi feita a lição de casa e cita a ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto de 933 para 1.630, e a projeção de mais 300 leitos até o fim de julho, além da distribuição de respiradores e outros equipamentos. O Governador menciona também o modelo de distanciamento controlado, reconhecido no país e no mundo, com medidas na dose certa, no local certo e no tempo certo, sendo um mecanismo claro dos riscos e compromissos de todos.

“Apesar de todo esse trabalho, julho chegou com a pior das notícias. Nós estamos com sinal de alerta ligado pelo ritmo de ocupação das nossas UTIs. Confiamos nos efeitos de contenção do nosso modelo do distanciamento controlado, mas o modelo só se concretiza a partir do comportamento das pessoas. Sobretudo nas regiões com bandeira vermelha, chegou a hora de mais uma dose de esforço: é fundamental que nos próximos 15 dias, nós retomemos os índices de isolamento intenso que nós observamos lá no início de abril, quando nós vivíamos naqueles dias os primeiros movimentos de convivência com a doença. E agora, eu sei, estamos todos cansados, porque somos todos seres humanos, mas não é hora de desistir. Pelo contrário. Nossa melhor resposta, e única resposta possível, ainda é a persistência”, clamou Leite.

Por fim, o Governador apela para que todos façam a sua parte e deixem de pensar apenas em si e na sua atividade. Para Leite, duas armas simples, eficazes e ao alcance de todos podem conter a covid-19: a solidariedade e a racionalidade. O chefe do Executivo pede força e reforça a esperança de que a situação enfrentada pode levar as pessoas a serem menos egoístas e isolacionistas, e que passassem a acreditar mais na cooperação.

Ouça abaixo o áudio completo do pronunciamento de Eduardo Leite.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí