Busca rápidaX

MANCHETES

Em reunião online, Prefeito de Pejuçara debate o distanciamento controlado com governador Eduardo Leite

22 de julho de 2020

O Prefeito Eduardo Buzzatti, Vice-Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul(Famurs) e Presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio(Amuplam) participou de uma vídeo conferência ao final da tarde de ontem (22) com o Governador Eduardo Leite, o Presidente da Famurs Emanuel Hassen, presidentes de Associações Municipalistas e outras autoridades.

Na pauta a discussão sobre a necessidade de reavaliação do atual modelo de Distanciamento Social adotado pelo Estado e que vem gerando divergência de posições entre Estado e Municípios. O encontro virtual foi motivado pelo grande número de reconsideração ao resultado do cálculo das bandeiras encaminhado na última semana pelas associações regionais e prefeituras gaúchas.

A ideia do Governo do Estado era implementar a cogestão do distanciamento controlado, o que foi imediatamente rechaçado pelo Presidente da Famurs e demais presidentes das Associações Regionais de Municípios. O Presidente da Federação dos Municípios Maneco Hassen defendeu a necessidade de o Estado ampliar o número de testes para Covid-19 e que isso não interfira na definição das bandeiras. Disse que mudar o sistema de monitoramento e passar esta responsabilidade para as regiões iria aumentar a pressão sob os prefeitos e defendeu que haja mais diálogo e união entre os entes federados para que as decisões sejam tomadas de maneira coletiva evitando a promoção do afastamento entre os gestores.

Ficou decidido que os presidentes das associações regionais levarão o debate aos demais gestores municipais para que juntos possam formalizar sugestões relativas a cada região.

O Prefeito Eduardo Buzzatti destacou que nesta quarta-feira (22) o governador encaminhará a proposta do Estado a Famurs que por sua vez a repassará para os presidentes de associações municipais para discussão dos prefeitos. O Presidente da Amuplam e vice presidente da Famurs disse que é necessário fazer ajustes no modelo de distanciamento social que está sendo operacionalizado e que o Governo do Estado tem que ser a liderança para operacionalizar o processo.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Pejuçara e Rádio progresso de Ijuí