Busca rápidaX

Emater alerta sobre consequências de altas temperaturas para o trigo na região de Ijuí

24 de junho de 2019

Nesse período, em que acontece o desenvolvimento inicial do trigo da atual safra, é necessário que os agricultores fiquem atentos ao surgimento de ervas daninhas, que podem prejudicar o cereal. O agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Gilberto Bortolini, ainda observa a necessidade de cuidar pragas e doenças. No momento, em função de altas temperaturas, pode ocorrer surgimento de pulgões.

Para frente, os produtores vão ter que monitorar as doenças de oídio e ferrugem, que também podem aparecer. No momento, o plantio do trigo, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, ultrapassa 80%.

A maior parte da plantação está na fase de germinação e emergência. Já em relação ao milho, houve finalização da colheita principalmente nas áreas implantadas em janeiro. Nestas lavouras ocorreu redução da produtividade, com maior incidência de doenças foliares e radiculares.

No tocante ao feijão, a colheita está na fase final. Existe melhoria na qualidade do produto colhido nos últimos dias, mas com redução de rendimento.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí