Busca rápidaX


Emater avalia prejuízos da geada em lavouras de Ijuí

27 de agosto de 2018

A Emater aguarda até os próximos dias para verificar a extensão dos estragos nas culturas de inverno, visto as geadas que ocorreram ontem e hoje na região. O agrônomo do escritório da Emater, em Ijuí, João Boratti, explica que nesta tarde já vai ser possível constatar algum tipo de consequência, porém análise mais específica poderá ser feita após a próxima chuva, momento em que as plantas apresentam mais reação.

Em relação ao trigo, a preocupação é com a cultura que está com espigas ou em fase de alongamento para emissão de cachos. Isso porque, o gelo prejudica a formação do grão. A aveia branca está toda em granação e também sofre bastante com a geada.

O mesmo ocorre com a canola, que em Ijuí está em floração e formação de grãos. Nestas fases, a cultura pode ter prejuízos. No tocante ao milho, se já estiver germinado, os estragos podem ser consideráveis em virtude da geada.

João Boratti observa que a geada esteve aliada com alta umidade, visto que houve chuva até sexta-feira passada. Ainda sobre o milho, em Ijuí há registro de plantio de aproximadamente 500 hectares, do total de três mil e 500 esperados na primeira safra.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí