Busca rápidaX

MANCHETES

Empresários solicitam cancelamento da Expoijuí/Fenadi 2020

8 de junho de 2020

Empresários do setor ótico, alimentício, eventos e comércio em geral participaram nesta manhã (08) de uma reunião no auditório do Sindilojas. Na oportunidade, debateram acerca dos acontecimentos atuais e, a partir disso, da viabilidade de participação na Expoijuí/Fenadi 2020. Tal reunião, conforme os empresários, reflete a preocupação com o atual estado de pandemia mundial, estadual e local pelo coronavírus, que vem trazendo mudança na rotina de saúde e economia em todos os setores.

Na solenidade foi tirado como indicativo a necessidade de reunião com os organizadores da feira (ACI, Executivo e UETI), para tratar da possibilidade de cancelamento da feira neste ano. Os proprietários de estabelecimentos entendem que se vive um momento delicado na saúde pública, o qual não aconselha a realização de grande evento com aglomeração de pessoas, ainda mais com o aumento do número de casos de infectados pela Covid-19, agora não apenas nos grandes centros, mas também de modo alarmante no interior.

Além disso, tanto a pandemia quanto a baixa na safra geraram dificuldade financeira expressiva em toda a economia, inclusive no ramo empresarial. Com relação à Expoijuí, a opinião dos empresários é de que esta gera uma expectativa de negócio incerta, bem como há uma incerteza na organização e planejamento dos lojistas.

Caso a feira seja promovida, a classe empresarial solicita que, no mínimo, deve ser feito um planejamento melhor inclusive com definição de data, para oportunizar aos expositores uma forma de assegurarem-se financeira e logisticamente. No entanto, o melhor cenário, em atenção ao bom senso e à razoabilidade, segundo os participantes da reunião, seria o cancelamento da edição do evento deste ano.

A sugestão dos empresários é de que ao invés de expor a risco de saúde e econômico os cidadãos, expositores e empresários com a realização da Expoijuí/Fenadi, seja fortalecido o Natal, já que esta é data comemorativa que movimenta o comércio de forma expressiva anualmente. A nota enviada após a reunião afirma: “O fortalecimento da economia do Natal seria muito mais fácil de gerir e contaria com uma maior certeza de retorno econômico sem descuidar da saúde pública, duas prioridades que não podem ser olvidadas.”

Após a reunião desta manhã, ficou definido portanto que os empresários irão agendar uma reunião com organizadores da EXPOIJUI/FENADI 2020 para tratativas sobre as questões expostas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!