Busca rápidaX


Empresas de transporte intermunicipal trabalham no vermelho em virtude da pandemia

18 de maio de 2020
Foto: DAER RS

As empresas de transporte intermunicipal sofrem as consequências da pandemia. A redução drástica de passageiros e o aumento dos custos, com a implementação de todos os protocolos de higiene exigidos para proteção dos usuários, tem feito muitas empresas trabalharem no vermelho.

A Rádio Progresso fez um levantamento com algumas empresas que fazem linhas na região de Ijuí e o relato é unânime: muitas linhas são mantidas apenas para não deixar cidades isoladas, já que o número de passageiros não cobre o custo da operação.

Conforme as empresas, a redução nos horários das linhas disponíveis chegou a 90% no início da pandemia. Hoje essa redução já é menor, em torno de 50 a 60%.

Atualmente, as empresas obedecem protocolos de higiene dentro dos veículos, com uso de álcool e outros produtos de limpeza. Além disso, todos os passageiros são obrigados a usar máscaras para entrar nos ônibus. E algumas empresas disponibilizam álcool gel para os usuários do transporte.

Não pode ser ultrapassada 75% da capacidade do veículo. Portanto, um ônibus com 50 lugares disponíveis, apenas 37 podem ser ocupados. Mas, o relato do administrador Alessandro Steinhorst da empresa Transbrisul é de que muitas linhas não operam com número de passageiros suficientes nem pra cobrir os custos.

O depoimento do chefe de tráfego da empresa Sulserra é o mesmo. Conforme Fábio Watthier, algumas linhas apenas são mantidas para que as cidades não fiquem isoladas e sem transporte. Porque, segundo ele, se fosse pelo número de usuários não valeria a pena já que não cobre o custo da viagem. É o caso da linha que leva à cidade de Derrubadas.

Mesmo que reduzidas de 5 para uma linha, por exemplo, são mantidos pelo menos um trajeto de ida e outro de volta diariamente para essas cidades.

No entanto, Watthier acredita que a volta será gradativa e que a partir das mudanças no decreto estadual, o movimento será retomado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí