Busca rápidaX


MANCHETES

Encontro em Ijuí sugere medidas para melhorar a produção leiteira na região

14 de agosto de 2019

Com a participação de 30 lideranças de Ijuí e região, ocorreu ontem à tarde, 13, no auditório da Criatec/Unijuí, em Ijuí, painel sobre a realidade e perspectivas da bacia leiteira na região Noroeste gaúcha.

O coordenador adjunto do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Vito Cembranel, destacou que do ano de 2015 até agora houve diminuição de 27% no número de produtores de leite, ou seja, 1.060 agricultores deixaram a produção. Porém, no mesmo período ocorreu aumento de produção deleite em 11,06 %. Em Ijuí, por exemplo, em 2017 eram 650 produtores. Agora são 500.

Na região Noroeste, entre as principais dificuldades enfrentadas estão a falta de mão-de-obra, dificuldade de crédito e sucessão das propriedades rurais. Ainda existe baixa fertilidade do solo, baixa produção de milho para silagem, com problemas de qualidade, pouca produção de sementes forrageiras, além de poucas pastagens irrigadas.

Segundo o coordenador do encontro de ontem em Ijuí, Fioravante Ballin, que é vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede), como caminhos e perspectivas para melhorar a produção leiteira estão a busca pelo aumento da produção de forrageiras, maior qualidade do leite, redução dos custos de produção, também utilização de ferramentas de gestão sustentável para a tomada de decisão.

Outro ponto destacado no evento de ontem é que a região Noroeste está em segundo lugar com maior incidência de tuberculose e brucelose bovina. Ficou acertada a realização de novo encontro sobre a área leiteira num período de 30 a 40 dias, quando cada município vai apresentar a realidade específica e as medidas e práticas adotadas no setor.

Além disso, a Unijuí deverá apresentar o projeto de melhorias na produção de leite a ser desenvolvido em cada município. Outro ponto definido é que, se possível, vai ser inserido na Consulta Popular deste ano, projeto para fortalecer a cadeira leiteira na região de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí