Busca rápidaX

Enquanto os índices aumentam no Brasil, número de gestantes com HIV diminui em Ijuí nos últimos anos

22 de janeiro de 2020

O último Boletim Epidemiológico de HIV/Aids divulgado pelo Ministério da Saúde traz um dado alarmante a respeito do número de gestantes com HIV no Brasil, que aumentou quase 40% nos últimos dez anos.
Em 2018 por exemplo, o país registrou 8,6 mil gestantes com o vírus — 37% a mais que em 2008, quando o número era de 6,7 mil. \

Em Ijuí, no entanto, a realidade é diferente. De acordo com a enfermeira coordenadora do SAE- Serviço de Atendimento Especializado, Ana Letícia Missio de Oliveira, nos últimos dois anos a tendência é de que os números tenham diminuído. Segundo a profissional, em 2017 haviam cerca de 15 gestantes em acompanhamento, número que reduziu para aproximadamente 10, até o final do ano passado.

O SAE é um ambulatório municipal que existe em Ijuí desde 2006 e atende pacientes da macrorregião missioneira, que contempla 44 municípios. Dentre outros serviços, realiza exame anti-HIV. Segundo a enfermeira coordenadora, quando a gestante é diagnosticada soropositiva, imediatamente é encaminhada a consulta e exames, para após dar início a medicação. O acompanhamento continua durante todo período da gestação, com exames periódicos. Se a gestante não fizer o acompanhamento adequado, há o risco da doença ser transmitida ao feto.

Segundo Ana Letícia de Oliveira, o último caso de transmissão via parto foi registrado em Ijuí entre 2012 e 2013. Quando a criança é infectada, após o nascimento é dado início ao acompanhamento e tratamento necessário, Transmitido através do ato sexual em 90% dos casos, além do parto, o vírus também pode ser propagado via compartilhamento de seringas, materiais perfurocortantes ou durante a amamentação.
Por isso, segundo Ana Letícia Missio de Oliveira, a orientação é de que enquanto a mulher estiver amamentando, seja usado preservativo durante o ato sexual da mãe com o parceiro, já que, de acordo com a coordenadora do SAE, os últimos dois casos de transmissão de mãe pra filho ocorreu através da amamentação.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!