Busca rápidaX

Entenda como serão os eventos da Semana Farroupilha

19 de agosto de 2021

Na tarde de quarta-feira (18), após reunião do Gabinete de Crise, o governo do Estado avaliou os pedidos para a realização dos festejos farroupilhas, encaminhados por entidades tradicionalistas.

A decisão foi liberar a realização dos desfiles no dia 20 de setembro, porém, somente para os cavalarianos, reduzindo os participantes.

Outro pedido para os festejos farroupilhas é o tiro de laço. O Governo optou por manter vedada a participação de público em competições esportivas, devido a dificuldade de distanciamento nestes momentos.

Em relação as pistas de dança, o GT Protocolos destaca que apresentações artísticas no palco já estão liberadas, seguindo os protocolos definidos no Sistema 3As. No entanto, não está autorizada a participação de público em geral, em modalidades de dança.

O ato de acendimento e distribuição da chama crioula nas praças e CTGs estão autorizados, dentro dos protocolos obrigatórios de eventos. Também não há proibição nas cavalgadas, entre o local de distribuição da chama até o destino. A orientação é para que não passem em locais de grande concentração de pessoas para evitar aglomerações.

Sobre os almoços e jantares nos CTGs, também já estão autorizados, desde que respeitados os protocolos de restaurantes.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Noel Torquato Ribeiro, representantes ijuienses irão buscar uma centelha da chama, dia 12 de setembro, em Cruz Alta, no CTG Querência da Serra. No mesmo dia, a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, de Ijuí, vai repassar a chama crioula para as entidades tradicionalistas do município, na pista de rodeios do parque Wanderley Burmann. Cada entidade poderá ter cinco cavalarianos para receber a centelha e levar às respectivas sedes.

Os CTGs poderão servir refeições nos locais com lotação de até 60% da capacidade. As mesas estarão liberadas para seis pessoas e distanciamento de dois metros cada mesa. Está permitida música ao vivo, no entanto, sem bailes ou danças, em Ijuí. As apresentações de invernadas ficam a cargo de cada entidade. Nas declamações, chula e dentre outras, os participantes terão que usar máscara.

Ijuí não vai ter desfile farroupilha no dia 20 de setembro. A abertura e término da Semana Farroupilha terão atos simples, com hasteamento e arriamento de bandeiras. No dia 12 setembro, no repasse da centelha da chama crioula, haverá a abertura da Semana Farroupilha que será realizada de 13 a 20 de setembro.

Ontem o Estado não emitiu nenhum aviso ou alerta e decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!