Busca rápidaX

Entidades ijuienses ressaltam importância do debate em conjunto sobre o correto uso de agrotóxicos

7 de agosto de 2016
NULL

Entidades representativas se manifestaram na Progresso na última semana referente ao manuseio e aplicação de agrotóxicos nas lavouras da região. Ministério Público, Sindicatos, EMATER e profissionais da saúde, discorreram sobre a importância de se debater o tema em conjunto com a comunidade.

 

Em todas as manifestações, notou-se preocupação referente ao aumento gradativo do uso de agroquímicos nas plantações para garantir a produtividade, em especial, na cultura da soja. Fábio Franke, médico oncologista e coordenador do CACON do HCI, disse que a aplicação seguindo as normas técnicas não gera preocupação e não irá ferir a saúde das pessoas, tanto que aplicam quanto as que consomem os produtos.

 

Segundo o oncologista, a falta de prevenção e o uso em doses maiores das que são recomendadas podem provocar diversos tipos de doenças, inclusive câncer. No CACON do HCI já se nota aumento nos índices de casos referentes o manuseio inadequado de agroquímicos, já se equiparando, segundo Fábio Franke, com casos como câncer de pulmão e mama, que são os mais frequentes no hospital.

 

O escritório municipal da EMATER em Ijuí disse que um Fórum estadual já discute o tema, mas que o debate deve ser mais inserido na vida das pessoas. O técnico agricola da empresa, Edwin Bernich, acredita que um dos males relacionados ao uso de agroquímicos se dá em dois pilares, ou seja, o contrabando e a incorreta leitura da receita no momento da aplicação na lavoura.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os comentários estão desativados.

Peugeot Champs Elysées
Estude Medicina na Argentina

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!