Busca rápidaX

MANCHETES

Entre-Ijuís concentra 6 casos de Covid-19 e está em fase de finalização de hospital de campanha

20 de maio de 2020

O município de Entre Ijuís, com apenas 9 mil habitantes, já acumula 6 casos confirmados de coronavírus. E todos são de uma mesma família. O primeiro paciente possivelmente se contaminou vindo de Passo Fundo e teve contato com um caminhoneiro. Ele acabou passando a doença para a esposa e outros integrantes da família.

Conforme o secretário da saúde da cidade Otávio Reichert, o número de pessoas monitoradas deu um salto de 17 para 48. Isso porque outras pessoas que tem parentesco ou amizade com a família que positivou para o vírus passaram a ser monitoradas. O secretário não descarta que nos próximos dias o número de infectados pelo Covid-19 possa aumentar na cidade em virtude dessa situação.

Reichert reforçou ainda que os testes rápidos estão sendo contabilizados como dados oficiais devido a alta eficiência dos mesmos, por isso, até o momento, não acontece o encaminhamento para o Lacen. Atualmente, conforme Otávio, não há nenhum paciente internado em virtude da doença. Nesta manhã um paciente foi atendido, está em observação, fazendo os testes e os procedimentos para averiguação da contaminação de Covid-19.

Sobre as barreiras sanitárias, o secretário afirma que elas aconteceram no sentido de educação e orientação. Foram constatados veículos com 5 pessoas de diferentes famílias, fechadas e sem máscara. O secretário acredita que essas situações facilitam a disseminação do vírus e as pessoas não estão cientes disso. Nas barreiras também são verificadas condições de saúde, temperatura e é preenchida uma planilha com informações das pessoas que passam pela cidade.

Por enquanto, Otávio Reichert afirma que não será necessária contratação de médicos. Mas, não descarta essa possibilidade caso a situação se agravar.

 Sobre o hospital de Campanha, que está em fase final de montagem dentro de um ESF da cidade. O secretário reforça que uma das estratégias foi destinada exclusivamente para casos suspeitos. Otávio afirma que comprou 10 torpedos de oxigênio, no entanto houve um atraso na documentação. Por esse motivo serão entregues pela empresa hoje a tarde apenas 3 equipamentos. Os demais devem ser entregues na semana que vem. Reichert afirma ainda que falta a instalação de biombos de separação dos leitos. Mas que na próxima semana o hospital de campanha deverá estar pronto e à disposição da comunidade.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!