Busca rápidaX


MANCHETES

Entre Ijuís faz primeira coleta de exame para Covid-19

21 de abril de 2020

O município de Entre Ijuís coletou na última semana exame de paciente suspeito de coronavírus. Segundo o secretário de saúde da cidade, Otávio Reichter, já foram registrados no município 22 casos suspeitos da doença, com monitoramento. No entanto, em virtude das pessoas não terem comprovado o contato com outras infectadas, nem terem viajado para o exterior, não foram coletados materiais para exame. Na última sexta foi feito o primeiro exame. Trata-se de um caminhoneiro que esteve em Porto Alegre.

O secretário informou ainda que o município recebeu 40 testes rápidos da coordenadoria regional de saúde. Reichter disse que chegou a encomendar testes que o município iria comprar por 140 reais a dose. No entanto, os lotes ficaram interditados e até hoje não chegaram a cidade.

Em relação ao coronavírus, o secretário afirma que trabalha com 3 planos. O plano A é as pessoas com suspeita se manterem em casa, em isolamento social. O plano B acontece quando o quadro se agravar e o paciente precisar de internação, aí é feito o encaminhamento para o hospital Santo Ângelo, na cidade vizinha.

A terceira ação é planejada no caso de haver falta de vagas em leitos em Santo Ângelo. Para isso, os órgãos de saúde de Entre Ijuís estão comprando camas, colchões e aparelhos de oxigenação para disponibilizar 10 leitos caso haja a necessidade.

O secretário ressaltou que encaminhou para a Câmara de vereadores a solicitação para contratação de 3 técnicos em enfermagem e dois enfermeiros. No entanto, segundo ele, ainda não há a necessidade de ampliação do quadro das equipes de saúde.

Fonte: Rádio Progresso