Busca rápidaX


MANCHETES

Escritório Modelo da Unijuí acompanha audiências com moradores a beira dos trilhos

21 de fevereiro de 2020

A semana foi marcada pela retomada de audiências com moradores que vivem a beira dos trilhos de trem em Ijuí. São aproximadamente 28 pessoas que receberam neste ano novas notificações da empresa Rumo, detentora da concessão pública da via férrea.
Esses cidadãos estão sendo assessorados pelo Escritório Modelo, da Unijuí. Em entrevista nesta manhã à RPI, a advogada que acompanhou as audiências, Liara Schemer, disse que a proposta do Escritório Modelo é suspender os processos em andamento e buscar uma decisão uniformizada.

Sobre a real possibilidade de negociação por parte da empresa Rumo, a advogada afirma que é difícil prever, mas diz que a expectativa é positiva, já que trata-se de um problema social que envolve muitas pessoas e se estende a outras cidades do estado.

Uma das esperanças de conciliação está no projeto ‘Ferrovias de Conciliação’, que tramita atualmente no TRF- Tribunal Regional Eleitoral, cujo município de Ijuí está incluso.

A proposta em tramitação, segundo a advogada do Escritório Modelo, busca um acordo para reduzir a metragem estabelecida. Hoje a lei determina a destruição das moradias dentro de uma distância de 15 a 20 metros, mas ela cita que em municípios vizinhos que enfrentam a mesma situação, como Cruz Alta, essa área já diminui para cerca de 7,8 metros, distância que realmente está na área de risco.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí