Busca rápidaX


Escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, apresenta levantamento sobre culturas de inverno

31 de julho de 2019

O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, demonstra que 98,50% do trigo está em desenvolvimento vegetativo, dentre os 44 municípios de abrangência. O restante está em floração, que é a fase mais adiantada para o momento.

O levantamento aponta que as lavouras estão, tecnicamente, melhores que a safra do ano passado. Até o momento o controle de doenças, pragas e ervas daninhas é satisfatório, embora foi possível observar ataque de lagarta rosca em lavouras dos municípios de Ijuí e Três Passos.

Já no tocante à aveia branca, 47,90 da área está em desenvolvimento vegetativo; 42,60 em floração e 9,50% em granação. Em virtude do plantio mais cedo, a aveia branca foi mais afetada pelas geadas e apresenta sintomas variados de danos.

Há plantas com espigas avariadas, de coloração esbranquiçada e com paralisação do desenvolvimento. Outras plantas estão com emissão laterais de perfilhos. Os danos atingiram aproximadamente 20% das lavouras de aveia branca na área do escritório regional da Emater de Ijuí.

Em relação à canola, 8% está em desenvolvimento vegetativo; 71,20 em floração e 20,80% em granação. A cultura apresenta bom desenvolvimento, porém com problemas nas primeiras síliquas formadas, que produzem os grãos, em decorrência das geadas. A cevada, por sua vez, nos 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, está com 97,90% na fase de desenvolvimento vegetativo e o restante em floração.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí