Busca rápidaX

Escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, atualiza situação das culturas de inverno

28 de agosto de 2019
Lavouras em Santa Lúcia, interior do município de Bozano

O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, aponta que 83,10% do trigo está em estágio vegetativo, 14,70 em floração e 2,20% em granação. Na microrregião de Ijuí existem várias lavouras de trigo com alta incidência da oídio.

O fungo se prolifera com o clima seco e temperatura baixa ou amena, justamente o que ocorre no momento. Além disso, agricultores se atrasaram em aplicar defensivos, o que dificulta o controle. Outro problema é a incidência de pulgões.

Em relação à aveia branca, 3,75% está em maturação; 38,98 em granação e o restante em floração e desenvolvimento vegetativo. Já a canola se apresenta com 2,70% em maturação; 83,80 em granação e 13,50% em floração. Muitas lavouras apresentam a doença de mofo branco, problema que pode ficar para a soja.

No que se refere à cevada, a maior parte, ou seja, 89,70% está em desenvolvimento vegetativo; 7,10% em floração e 3,20% em granação. Os dados abrangem os 44 municípios atendidos pelo escritório regional da Emater, sediado em Ijuí.

O levantamento também demonstra que na mesma região já houve plantio de milho em 17% da área projetada para a primeira safra ao período 2019/2020. A cultura está na fase de germinação e emergência. A falta de umidade adequada no solo e baixas temperaturas em alguns períodos impedem maior avanço no plantio. Especificamente em Ijuí, praticamente ainda não há cultivo do milho, pois é aguardada chuva. 

Previsão

A próxima safra de soja dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, deverá ser de 972.329 hectares, com previsão de rendimento de 62,2 sacas por hectare.

Os dados foram relevados ontem, pela Emater, na Expointer, em Esteio. Para todo Rio Grande do Sul, a média esperada é de 55,25 sacas. Em relação ao milho para grão, devem ser cultivados 79.362 hectares e produtividade em 165,8 sacas por hectare.

Já no tocante ao milho silagem, a perspectiva de área no escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, é de 65.917 hectares, com produção de 39,1 toneladas por hectare.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!