Busca rápidaX


MANCHETES

Escritório regional da Emater de Ijuí começa avaliar danos pontuais do granizo em lavouras

8 de setembro de 2021

Os danos causados pelo granizo de segunda-feira à noite, em lavouras, na área de abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, ficaram localizados na faixa entre a região Sul do município de Ijuí, em direção a Bozano, até Pejuçara e parte de Panambi.

O agrônomo, Gilberto Bortolini, ressalta que hoje haverá levantamento mais específico dos prejuízos. Porém, explica que em âmbito geral os estragos não deverão causar muito impacto negativo na produtividade, por exemplo, no trigo e aveia. O que vai ocorrer é a quebra expressiva para alguns agricultores afetados pelo temporal. Há lavouras com perdas totais e outras com danos de 50 a 80%. Já referente ao milho, Bortolini observa que grande parte da cultura está em germinação, por isso, nesse caso praticamente não há problemas.

Em Ijuí, os prejuízos em lavouras, visto o granizo, aconteceram especialmente nas comunidades de Arroio das Antas, Parador e Barreiro. Outra preocupação é com destruição de verduras e demais produtos hortigranjeiros que ocorreu no lado Sul de Ijuí, justamente a região maior produtora desse tipo de alimento no município. Aconteceu muita perda de hortaliças, como folhosas, repolho e cebola, além de frutíferas, por exemplo, nas comunidades de Alto da União, Arroio das Antas e Barreiro, especialmente culturas que estavam sem cobertura de estufa.

A Emater acredita que vai ter grande procura de produtores pelo Proagro, em função das perdas na agricultura. Por outro lado, a chuva das últimas horas traz importante ajuda no desenvolvimento da safra de inverno, visto umidade no solo. Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, cerca de 4% do trigo está em granação, 20% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo. Já a aveia branca tem 5% em maturação, em torno de 16,50% em granação e 38,50% na fase de floração. Em relação à canola, são 43,30% em granação e 56,70% em floração.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí