Busca rápidaX

Estabilidade de internações e aumento de recuperados da Covid-19 ajudam a região de Ijuí evoluir para bandeira laranja

21 de agosto de 2020

A redução de alguns números em quesitos avaliados pelo sistema de distanciamento controlado do governo gaúcho, foram determinantes para a região 13, de Ijuí, evoluir da bandeira vermelha para laranja na divulgação da prévia da nova rodada de bandeiras, que aconteceu no final da tarde de hoje, 21.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti, houve certa estabilidade ou redução nas internações por Covid-19, especialmente em leitos clínicos. 

Outro fator foi a diminuição de casos ativos da doença na região de Ijuí, o que aumenta o índice de recuperados. Também ocorreu queda na projeção de óbitos por Covid-19. Porém, no caso de Ijuí continuam altos os números de casos da doença, no geral, e as internações em UTI pelo mesmo problema.

Quando a nova bandeira for de risco menor, a classificação passa a valer as zero hora de sábado, por isso, amanhã, 22,  o comércio ijuiense poderá abrir normalmente, mesmo que a atual semana da bandeira vermelha termine segunda-feira, 24.

Até então, estava estabelecido que o comércio não essencial de Ijuí estaria fechado neste sábado, mas com a prévia da classificação laranja a situação muda e as empresas podem funcionar. Isso vale para comércio, indústrias, serviços e demais instituições e empresas.

O prefeito, Valdir Heck, comenta que também segunda-feira o comércio ijuiense vai funcionar. Já o secretário municipal de Governo, Telmo Alves, ressalta que a partir de amanhã as igrejas podem voltar a receber fiéis, mas com menos lotação, conforme a capacidade dos templos.

Os restaurantes poderão funcionar até às 23 horas e as lojas de conveniência de postos de combustíveis, da mesma forma, estão autorizadas a funcionar. Outra mudança é o transporte coletivo urbano da Medianeira em Ijuí, que neste sábado atuará nos horários habituais. Enfim, amanhã as atividades retornam em Ijuí como ocorria na semana passada, quando vigorava a bandeira laranja.

Essas mudanças, com possibilidade de abertura das empresas, também valem para demais municípios da região 13.

Na área da Amuplam, além de Ijuí, os municípios de Panambi e Coronel Barros também poderão abrir as empresas neste sábado, pois é onde vigorava restrições mais fortes da bandeira vermelha, em razão de internações ou óbitos por Covid-19.

O prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, disse para a RPI que amanhã pela manhã a prefeitura vai editar novo decreto, dentro das regras da classificação laranja. Neste sábado o comércio panambiense já estava programado para abrir das 9 às 17 horas, mas a novidade é que na próxima segunda-feira as empresas também poderão funcionar, o que antes estava proibido, devido à bandeira vermelha.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!