Busca rápidaX

MANCHETES

Estado abrirá orçamento na próxima semana e possibilitará ações de combate à estiagem

11 de janeiro de 2022

Algumas medidas já estão definidas pelo governo do Rio Grande do Sul para auxiliar agricultores atingidos pela atual estiagem. Em entrevista hoje pela manhã na RPI, a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, disse que haverá anistia, ou seja, perdão da dívida de produtores que obtiveram sementes pelo programa Troca Troca, especialmente de milho, para a safra 2021/2022, porém, desde que os municípios tenham o decreto de emergência homologado em função da seca. Também vai ter aporte para o programa de forrageiras, nesse último caso, especialmente para beneficiar produtores de leite, pois as pastagens têm muitos danos com a falta de chuva. Nesse ano, o Estado vai repassar 10 milhões de reais para o programa de forrageiras, o dobro de 2021.

Também na Progresso, a secretária Silvana Covatti revelou que no início da próxima semana o governo gaúcho vai começar operacionalizar o orçamento deste ano. Com isso, haverá possibilidade de iniciar as licitações para definir empresas a fim de implantar poços artesianos, açudes e cisternas, com dinheiro do programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural. Ainda haverá realização de convênios com as prefeituras para auxiliar na abertura de poços, açudes, bebedores e cisternas e liberação de técnicos da Emater para auxiliar nos decretos de emergência.

Levantamento da Emater aponta que a estiagem atinge 84 mil produtores de milho no Rio Grande do Sul, 71 mil produtores de soja, 21 mil agricultores da área leiteira, 10 mil produtores de feijão, além de aproximadamente 11 mil produtores do segmento de fruticultura. A secretária Silvana Covatti vai acompanhar a Ministra da Agricultura, amanhã pela manhã, que estará em Santo Ângelo para analisar os impactos da seca.

Teresa Cristina vai chegar por volta das 9 horas no aeroporto de Santo Ângelo e, logo após, visitará uma propriedade rural na comunidade de Buriti. Depois, as 10 e 30, vai participar de encontro na URI. Na ocasião, o governo gaúcho vai entregar pauta de reivindicação para a Ministra Teresa Cristina. 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!