Busca rápidaX

MANCHETES

Estado acata recursos e regiões de Cruz Alta, Santa Rosa e Santo Ângelo seguirão com bandeira laranja para Covid-19

13 de julho de 2020

As regiões de Cruz Alta, Santa Rosa e Santo Ângelo vão permanecer na bandeira laranja do sistema de distanciamento controlado contra a Covid-19 do governo gaúcho. O anúncio aconteceu no começo da noite de hoje, 13.

O Estado acatou os recursos dessas regiões, já que na última sexta-feira, preliminarmente, havia sido indicado bandeira vermelha, ou seja, de alto risco para a pandemia. Porém, as regiões e prefeitura apresentaram recursos. Essa nova rodada de bandeiras segue desta terça-feira até a próxima segunda-feira, 20. Como já estavam na cor laranja, as regiões de Cruz Alta, Santa Rosa e Santo Ângelo podem seguir com os protocolos já existentes, por exemplo, com manutenção do funcionamento do comércio.

Referente à região de Cruz Alta, segundo o Executivo gaúcho, existe boa oferta de leitos, ainda números baixos e estáveis de hospitalizações. Um dos pontos que havia levado Cruz Alta para bandeira vermelha foi o aumento de óbitos, que passou de zero para cinco.

O número é preocupante, mas ao observar o contexto, visto o número de leitos, de hospitalizações e a proporção de casos ativos e recuperados, que não sugere situação mais preocupante, foi decidido manter a bandeira laranja. Hoje, em Cruz Alta, foram confirmados quatro novos infectados com a doença. Com isso, o município acumula 255 casos, porém com 167 pacientes recuperados.

Já a região de Santa Rosa tem boa oferta de leitos e observou a diminuição de hospitalizações. O número de óbitos por Covid-19 também está estabilizado. Nesta segunda-feira, especificamente Santa Rosa contabilizou mais nove casos, agora com total de 163, mas 131 recuperados.

A região de Santo Ângelo, por sua vez, apresentou estabilização no número de óbitos e melhoria da proporção de casos recuperados em relação aos casos ativos. Além disso, a região Missioneira tem oferta de leitos ainda bastante positiva, com 63% de ocupação de UTI. Quando observada a macrorregião, onde Santo Ângelo está inserida, são 58% dos leitos de UTI utilizados.

Hoje, o município de Santo Ângelo registrou mais três casos do novo coronavírus, agora num total de 253, porém, 184 recuperados. Já os 24 municípios da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santo Ângelo, acumulam 543 casos da doença.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí