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Estado analisa implantar 4º ano aos alunos do ensino médio. Coordenadora de Educação avalia proposta

27 de julho de 2021

Está em análise no governo do Estado a possibilidade de implantação de um quarto ano para estudantes do Ensino Médio. A medida seria uma alternativa para reduzir os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos concluintes. A intenção do Estado é que o quarto ano seja opcional. Como uma forma de contemplar aqueles que não se sentem preparados para encerrar a trajetória escolar. Também abrangeria apenas a rede pública de ensino, sem envolver as escolas particulares.

A titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, professora Eveline Heberle, avalia como positiva a proposta, e afirma que apesar de todo esforço por parte do Governo do Estado em criar novas plataformas que auxiliam no ensino remoto durante a pandemia, e apesar da dedicação dos professores, os dados científicos mostram os percentuais das lacunas causadas na educação dos alunos coma s aulas remotas. “Toda oportunidade de aprender é válida, principalmente pra quem está na etapa final, indo pra universidade ou pro mercado de trabalho” afirma a coordenadora. No entanto, é válido lembrar que os alunos poderiam optar por cursar ou não o quarto ano.

A Secretaria de Educação do estado afirma que a proposta será alinhada nesse semestre com o objetivo de colocá-la em prática em 2022.

Além da implantação do quarto ano no ensino médio, a Seduc avalia também ampliar a carga horária das disciplinas de língua portuguesa e matemática na rede pública de ensino.

Cada uma das disciplinas deve ganhar duas horas a mais dentro da grade curricular. A medida vale tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental.

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Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
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