Busca rápidaX


Estado anuncia R$ 20 milhões para Consulta Popular e Coredes poderão reavaliar metodologia

18 de julho de 2019
Secretário Claudio Gastal apresenta detalhes da Consulta Popular em assembleia do Corede Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul

O governo do Rio Grande do Sul vai disponibilizar 20 milhões de reais para a Consulta Popular deste ano. O valor é bastante inferior ao requisitado pelo Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, que pedia 80 milhões de reais.

O Executivo estadual destacou que o pleito não vai contar com demandas para segurança pública, saúde e educação. O enfoque será o Desenvolvimento Regional. O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, Nélson Thesing, confirma que houve acordo para 20 milhões destinados à Consulta Popular.

No entanto, frisa que ainda haverá debate com possibilidade de incluir os segmentos de segurança, saúde e educação, pois fazem parte do planejamento estratégico do Fórum dos Coredes. Nélson Thesing também destaca que em função do baixo orçamento, ainda vai ser acertado se a Consulta Popular deste ano acontecerá através de votação dos eleitores gaúchos ou apenas por meio de assembleias dos Coredes. Além disso, ainda não existe o período definido para realização da Consulta Popular.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí