Busca rápidaX

Estado confirma os primeiros casos da variante Delta em Santo Ângelo

1 de setembro de 2021

Após o aguardo pelo resultado da análise laboratorial da Fiocruz, onde as coletas dos exames de casos suspeitos de Santo Ângelo foram enviados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) à Fiocruz, a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS) confirmou na tarde desta quarta-feira, 01, os primeiros registros da variante Delta em Santo Ângelo, após o resultado recebido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Segundo o coordenador da 12º CRS, Iury Sommer Zabolotsky, os casos enviados à Fiocruz são referentes ao dia 12 de agosto deste ano e hoje foram confirmados os dois primeiros registros da variante na capital missioneira. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, apesar dos avanços no combate à Covid, com a vacinação de boa parcela da população e a queda nos casos e internações hospitalares, há necessidade de que a comunidade busque a segunda dose da vacina, que oferece imunidade mais ampla.

“O momento não é de escolher a vacina e sim ser vacinado com o imunizante oferecido pelo Ministério da Saúde. É preciso continuar com todas as medidas de higienização e cuidados. A delta tem como característica mais marcante, comprovada cientificamente, a maior transmissibilidade. Quanto à gravidade, ainda não há evidências de que ela provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens”, disse.

16 CASOS POSITIVOS NESTA QUARTA-FEIRA

O mês de setembro iniciou com 16 novos casos de Covid-19, confirmados nesta quarta-feira em SantoÂngelo. O município registra 86 casos ativos da doença. Com 74 pessoas em isolamento domiciliar e 12 internações hospitalares. No Lacen-RS, 120 casos suspeitos aguardam o resultado definitivo da análise laboratorial.

Fonte: Rádio Progresso e prefeitura