Busca rápidaX

MANCHETES

Estado contabiliza mais de 360 decretos de emergência em razão da seca

6 de maio de 2020
Fotos demonstram as consequências da seca em Boa Vista do Cadeado

A Secretaria de Agricultura do Estado já recebeu mais de 360 decretos emergenciais de municípios gaúchos atingidos pela seca neste ano de 2020. Ao falar à RPI, hoje pela manhã, o secretário Covatti Filho disse que a quebra de 30% na safra do milho, e de 50% na safra da soja, frustrou aquela que seria a maior colheita de grãos da história do Rio Grande do Sul.  Outra preocupação da secretaria é referente à falta d’água, tanto para o consumo animal, mas principalmente, para o consumo humano.

Neste sentido, o Estado vai investir cerca de R$ 35 milhões para abertura de novos poços artesianos e redes de água para atender a população atingida pela estiagem. O recurso, segundo Covatti, é proveniente do Governo Federal, num esforço conjunto de todas as bancadas do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional.

O Estado tem hoje quatro máquinas perfuradoras de poços artesianos divididas em regiões estratégicas do Rio Grande do Sul. O secretário não soube afirmar quando o equipamento atenderá a região de Ijuí, porém, disse que certamente essas demandas serão atendidas o mais rápido possível. Covatti Filho destacou também as medidas para que os produtores renegociem as suas dívidas nas cooperativas. Segundo ele, foram disponibilizados R$ 65 milhões para este fim ao Estado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí