Busca rápidaX

MANCHETES

Estado e BRDE assinam parceria para qualificar infraestrutura e transportes

14 de outubro de 2016

O governo do Estado juntou-se ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para unir esforços na avaliação das oportunidades de participação da iniciativa privada em negócios públicos para desenvolver estudos e iniciativas que visam à melhoria logística e dos meios de infraestrutura e transportes do Rio Grande do Sul. O protocolo de cooperação, firmado por meio da Secretaria dos Transportes, foi celebrado nesta sexta-feira (14), no Palácio Piratini.

A ação deve também facilitar as negociações com órgãos da administração federal e de outros estados para somar qualidade ao sistema de transporte estadual e projetar maiores chances para a concessão de trechos. A cooperação tem vigência de um ano, podendo ser renovada.

Para o governador José Ivo Sartori, a parceria com o BRDE é uma conjugação de esforços positivos que ajudarão a colaborar em procedimentos na área de projetos. "Não podemos errar nas concessões”, afirmou.

Sartori voltou a falar também sobre a posição do governo sobre parcerias público-privadas (PPPs) como uma semente para construir um novo futuro. "A hora é esta. Se queremos fazer algo no estado, não temos outra maneira de chegar lá. Não temos outra maneira de melhorar a vida das pessoas se não mexermos na estrutura para que um dia as finanças sejam equilibradas e haja a possibilidade de prestar um serviço público de qualidade".  

O presidente do BRDE, Odacir Klein, tratou a cooperação como um acordo para interação entre os órgãos e reiterou a expertise e capacidade do quadro técnico dos funcionários na análise de projetos para atender às demandas. "Estamos aqui para interagir, para buscar e elaborar questões para as mudanças necessárias", disse.

Parceria na busca de investimentos

De acordo com o secretário Pedro Westphalen, o acordo legaliza uma parceria que já acontecia, uma vez que o banco já propiciou encontros, em Brasília, com a Caixa Econômica Federal e outras instituições em busca de financiamentos.

"É fundamental que o estado interaja com outros órgãos, cada um na sua especialidade, e o BRDE tem um corpo técnico muito qualificado. Temos a função e a delegação de ser o poder concedente das novas concessões e estamos fazendo um trabalho muito seguro e sedimentado para que tenhamos o mínimo de erros possíveis em projetos futuros. Não estamos com pressa, queremos fazer bem feito", afirmou.

"Precisamos muito pensar em fazer juntos as coisas. Aqui no Rio Grande do Sul temos que mudar, temos a expertise na área dos transportes, mas não na área econômica e financeira. Procuramos cooperação diária para o deslanche das concessões", ressaltou o diretor-geral dos Transportes, Vicente Britto Pereira.

Estavam presentes também os superintendentes da agência regional do BRDE, Luciano Feltrin; de Planejamento, Luciano Feltrin; o chefe do Departamento de Planejamento, Gustavo Orsolin; e o chefe de gabinete da Presidência, Marcelo do Canto.
 

 

Fonte: Assessoria de imprensa do Gov. do RS

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!