Busca rápidaX

“Estado está chegando ao limite das ampliações de UTIs”, afirma presidente do Conselho Estadual de Saúde

18 de agosto de 2020

O presidente do conselho Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Claudio Augustin, disse que o distanciamento controlado promovido pelo governo do Estado, não surtiu efeito para conter o avanço da Pandemia do novo Coronavírus. Durante entrevista à Rádio Progresso, o presidente enfatizou que nesses cinco meses de crise na saúde, faltou uma política mais firme para estruturar os hospitais e enfrentar este problema. Augustin disse que faltou uma organização a nível Federal que promovesse as ações necessárias para este momento.

Segundo o Presidente ainda há pessoas que duvidam da existência do vírus, uma catástrofe. Ele ressaltou que desde Março o conselho Estadual da Saúde vem alertando para o colapso no sistema de saúde do Rio Grande do Sul, devido ao avanço dos casos.  “Hoje a pandemia está em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a situação que nunca foi muito bem controlada, agora, saiu totalmente do controle”, ressaltou. “O que o Governador chama de distanciamento controlado, eu chamo de aglomeração descontrolada”, disse o presidente.

Segundo o Conselho Estadual da Saúde os decretos promovidos pelo Governo do Estado, não seguem nenhum critério técnico, apenas contemplam o aspecto econômico. “Nós deveríamos ter no Brasil, como aconteceu em outros países do mundo, uma política Nacional de enfrentamento a Pandemia”, disse Augustin.

O que começou lá no Nordeste e no centro do País, uma hora iria chegar ao Sul, segundo o presidente. Sobre a atual situação do sistema público de Saúde, Claudio Augustin disse que o Estado está chegando ao limite das ampliações das UTIs. Ressaltou que existe um problema de recursos humanos para atuar nos hospitais. A melhor política, segundo ele, é o distanciamento entre as pessoas para que se reduza o número de contaminados e por consequência, diminua o número de internados em hospitais do Estado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí