Busca rápidaX


MANCHETES

Estado publica portaria que permite compra de vacinas anti-aftosa sem autorização

6 de dezembro de 2019

Uma portaria expedida pela secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul libera os proprietários de bovinos e bubalinos para comprar a vacina contra a febre aftosa, sem necessidade de obter a autorização em Inspetorias Veterinárias.

A decisão foi tomada em razão da greve dos Fiscais e Técnicos Agropecuários do Estado, deflagrada dia 26 do mês passado, e que interferiu na campanha de reforço de imunização de animais com até dois anos, ocorrida mês passado.

Com a greve, nos últimos dias de campanha, a maioria das Inspetorias Veterinárias deixou de receber as notas fiscais de compra dos medicamentos anti-aftosa e também foi interrompida a agulha oficial. Por isso, desde segunda-feira, até o próximo dia 17, os produtores podem adquirir as vacinas, mesmo fora do período da campanha, e sem autorização.

Também foi suspensa a multa para propriedades em que não teve vacinação de bovinos e bubalinos. Além disso, os agricultores precisam esperar para entregar nas Inspetorias a nota de compra das vacinas anti-aftosa, pois muitos desses órgãos estão sem funcionamento em razão da greve dos servidores.

Porém, em Ijuí, as agroveterinárias autorizadas a vender as vacinas não possuem mais estoque. Na próxima semana algumas delas poderão ter o medicamento, por isso, é preciso aguardar a informação sobre a disponibilidade.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí