Busca rápidaX

MANCHETES

Estátuas dos personagens de Erico Verissimo serão instaladas em Cruz Alta

2 de dezembro de 2019

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo dá início, ainda em 2019, ao processo de implantação de estátuas dos personagens de Erico Verissimo em Cruz Alta. A iniciativa faz parte do projeto “O Tempo e o Vento na Santa Fé de Erico Verissimo”, idealizado pelo Poder Público após a grande repercussão da instalação da estátua do escritor, em frente à Igreja da Matriz, em 2018. A efetivação do projeto viabiliza a inserção de Cruz Alta em um roteiro turístico da empresa CVC, promovendo a circulação de turistas pela região e fomentando a economia local. 

O primeiro personagem implantado será “O Capitão Rodrigo”, no próximo ano. A estátua ficará em frente a rodoviária, terá um pedestal onde será transcrito trecho da obra que fala da entrada do Capitão em Santa Fé. Rodrigo virá a cavalo, com violão a tira colo, entrando na cidade. No decorrer de 2020, outros personagens passam a surgir no cotidiano dos cruzaltenses, entre eles “Pedro Missioneiro” que será alocado no trevo de saída para Ijuí, sentido rumo a região das missões, “Padre Lara” ficará em Benjamin Nott ao lado da Cruz, “Ana Terra” ao lado do Museu Erico Verissimo, no canteiro da rua General Câmara e “Bibiana” na esquina da praça Erico Verissimo, em frente ao prédio Continente, onde ficava o sobrado que inspirou o autor a escrever sobre a Morada dos Terra Cambará. 

Laura Durigon Ajala, responsável pela pasta da Cultura e Turismo no município, explica que o projeto surge da visibilidade que a estátua de Erico Verissimo trouxe para Cruz Alta e que a intenção é além de proporcionar o sentimento de pertencimento na comunidade, promover a economia local atraindo turistas. “Com a inauguração da estátua do escritor na praça, uma ideia do engenheiro Antônio Raguzoni, pudemos perceber toda a repercussão que um monumento dessa natureza atingia. Foi aí que tivemos a ideia de espalhar mais estátuas de personagens do escritor por pontos da cidade.  Elaboramos, junto as servidoras da secretaria Fabiana Mendizabal e Graciela Vogel o projeto chamado: O Tempo e o Vento na Santa Fé de Erico Verissimo. Fazendo uma referência a maior obra do escritor e os personagens que serão retratados em estátuas, além de um pórtico na entrada da cidade com o dizer ‘Terra de Erico Verissimo’. Desta forma Cruz Alta valoriza seu escritor maior, aproxima a comunidade das obras dele e nos projeta no cenário turístico das missões”, finaliza. 

O Artista 

Tarcísio Meira foi o ator que representou Rodrigo Cambará na minissérie “O Tempo E O Vento”, exibido pela Rede Globo nos anos 80. Em diversas entrevistas, ele rememora que o personagem foi o mais marcante de sua carreira. Em contato com a administração municipal, Tarcísio Meira – rosto que marcou o personagem Rodrigo Cambará – anuncia que se fará presente na inauguração da estátua. Ao ator foram passados nomes de artistas cruzaltenses para a fabricação da estátua e o escolhido foi Sérgio Coirolo, que é especialista em retratar fisionomias fidedignas, como o já fez com Brizola, Niemayer, Renato PortaluppiPaixao Cortes e Luiz Fernando Veríssimo. Além disso também é especialista em cavalos, tendo feito o monumento da Paz do Ponche Verde. Devido a sua formação e histórico artístico, ele ficará responsável pela criação dessa obra. 

Investimento 

A Agência de Viagens CVC está criando o roteiro das Missões com o intuito de trazer mais pessoas e turistas para a região.

No encontro da FAMURS em Bento Gonçalves, em julho, o prefeito Vilson Roberto esteve reunido com a diretoria da empresa e prefeitos da Fundação Missões para incluir Cruz Alta e a Rota das Terras na Rota das Missões. “Cruz Alta tem uma história rica e um escritor com uma obra marcante, conhecida no país e no mundo. Por isso o Museu Histórico no prédio da Prefeitura e os personagens do escritor espalhados pela cidade. Esses locais serão espaços de visitação e de atração turística. Estamos conversando com empresas para serem parceiras no financiamento da continuidade do projeto. Estarei indo a São Paulo, dia 10 de dezembro, para a construção deste roteiro acompanhado do presidente da Amaja, prefeitos do Comaja e representantes das prefeituras das Missões”, explica. 

O processo de investimento da primeira estátua está sendo realizada por parte do poder público, visto que em outras ocasiões o projeto já havia sido protocolado em possíveis editais de patrocínio, em todas as esferas de governo, Ministério do Turismo, leis de incentivo, editais de bancos privados. Também foi buscado o apoio junto ao Governo Temer com a Vereadora Paula Facco e atualmente junto ao Depurado Federal Pedro Westphalen. Além disso, várias empresas da cidade estão sendo contatadas para angariar apoio financeiro para a implementação das demais estátuas. Como até o momento nenhum patrocínio foi garantido, a administração resolveu desenvolver pelo menos a estátua do Rodrigo, por se tratar de um personagem importante e do retorno turístico que poderá trazer ao município, integrando o roteiro da CVC.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Bárbara Lazzari / Assessoria de Comunicação Secretaria de Cultura e Turismo de Cruz Alta

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!