Busca rápidaX


MANCHETES

Estiagem em Ijuí: Com mais de R$ 105 milhões em prejuízos município pode decretar situação de emergência

11 de março de 2020

Dados coletados pela Emater e Comissão Municipal de Estatística Agropecuária apontam os prejuízos com a estiagem em Ijuí, no período de 10 de Novembro de 2019 até 06 de março de 2020.

Segundo do agrônomo João Buratti, em quase quatro meses, a soja registrou perdas de até 33% no grão, número que aumenta dependendo da região do município, como no sul de Ijuí, por exemplo, onde a falta de chuva foi maior em relação a região norte, e os prejuízos contabilizados podem ultrapassar essa porcentagem.

Já no que refere-se ao milho grão, as perdas chegam a 15%, no milho silagem 30%. A estiagem também reflete na bovinocultura de leite que registra queda de 20% de produção neste período, além da bovinocultura de corte, com 15%.

No total, os prejuízos já ultrapassam os R$ 105 milhões em Ijuí, que já considera decretar situação de emergência. Para tratar sobre esse assunto, Emater, Sindicatos, Prefeitura, Defesa Civil, empresários e demais entidades de Ijuí se reúnem hoje a tarde, a partir das 15h, na Prefeitura Municipal, quando serão apresentados os prejuízos e definidos e o município vai ou não decretar situação de emergência.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí